quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Como ter uma boa segurança em redes wireless

Eae galera beleza?

A internet foi uma coisa que mudou nossas vidas para sempre... Na internet você pode ver notícias, fazer fofoca no orkut, dar muitas risadas vendo vídeos engraçados no you tube, entre muitas outras coisas que a internet nos possibilita a fazer.

Não demorou para que surgisse a internet sem fio, ou wireless, ou wi-fi, que é nada mais nada menos que um sinal de internet, que é distribuído por roteadores wireless; esta tecnologia permite você acessar a internet a partir do celular, computador, etc, se no lugar que você estiver existir uma rede wireless.

Aí você meu querido leitor, que tem um monte de gente em casa que acessa a internet, acha uma boa instalar uma rede wireless na sua casa, mas fique você sabendo, que se ela não estiver configurada corretamente, o seu vizinho ou qualquer pessoa que chegar perto da sua casa pode acessar sua rede wireless.

Neste post eu ensinarei a como você configurar sua rede wireless corretamente, afim de evitar terceiros a acessar sua rede.

Primeiro de tudo, é necessário entrar no seu roteador wireless, vá no seu navegador e digite o ip do seu roteador. Para saber o ip do seu roteador, vá em iniciar>executar>digite>cmd>ok>digite ipconfig na janela que aparecer>enter. Está vendo o gateway padrão? Então, esse número que está ali é o ip do seu roteador, copie ele e cole no seu navegador(clique na imagem para ampliar).


Após isso, o roteador vai pedir o login e senha dele, geralmente é admin admin ou root root. Digite o login e senha do seu roteador e dê ok . Feito isso, você estará na interface do seu roteador (clique nas imagens para ampliar).

Agora você terá que entrar nas configurações de sua rede wireless em seu roteador. Esse processo varia de roteador para roteador, mas com as imagens que aqui estão da interface do meu roteador, você irá ter uma referencia de como fazer o processo e você irá fazer o processo no seu roteador.

Aqui no meu roteador, você clica em wireless (clique na imagem para ampliar):


Feito isso, vai abrir a pagina das configurações wireless do seu roteador, no meu abre essa página (clique na imagem para ampliar):


No tipo de segurança do seu roteador, coloque wpa-psk/wpa2-psk, nas opções de segurança coloque wpa psk, na opção criptografia, selecione tkip, no campo senha digite uma senha bem difícil de ser descoberta (enfim, configure sua rede wireless como está na imagem). Depois de tudo feito, clique em salvar.

Obs: Nas imagens da interface do meu roteador e na tela do prompt de comando para achar ip do roteador, eu retirei algumas coisa que estava escrito, como por exemplo o meu endereço ip, a senha da minha rede wireless, entre outros, eu fiz isso por motivos de segurança.

É isso ae galera, espero que tenham gostado, essa é uma boa configuração de rede wireless que impede que outras pessoas acessem sua rede. Até o próximo post.

2 comentários:

  1. iae vaina, blz?? soue eu o netton, olha eu qeuria que vc postase como que posso baixar e ravar em dvd-r meus jogos de x-boz 360

    faloww manolo
    valeu

    ResponderExcluir
  2. Olá

    aqui nos comentários eu não permitirei ofensas

    Obrigado

    The Master 693

    ResponderExcluir

Slide (Não Editar Aqui so html)